BLOGGER TEMPLATES AND Zwinky Layouts »

Parceria

Parceria
Siga nossa parceria clicando no gif acima

terça-feira, 1 de julho de 2014

Os cavaleiros do Zodiaco

Se hoje existe uma febre de obras oriundas do Japão, em grande parte isso se deve aos Cavaleiros do Zodíaco. É inegável a força que a franquia tem, inclusive sendo eleito o melhor anime já exibido no País.

História original

Realmente não conhece a história de Os Cavaleiros do Zodíaco? Basicamente, é focada no jovem Seiya, que perdeu os pais logo cedo e procura sua irmã perdida. Ele foi treinado no Santuário para virar um Cavaleiro, recebendo posteriormente a armadura de Bronze de Pégaso. O personagem se junta aos cavaleiros Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix na importante missão de proteger a deusa Atena.
Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya Omega e Lost Canvas

Mangá

Saint Seiya é popular mangá criado por Masami Kurumada, publicado nas páginas da revista japonesa Weekly Shōnen Jump de janeiro de 1986 até dezembro de 1990. Ao todo, recebeu em sua série original 110 capítulos e 28 volumes encadernados.
No Brasil, foi publicado em dois momentos: o primeiro pela Conrad logo no início dos mangás por aqui, sendo relançado anos mais tarde pela Editora JBC em 2012. Recebeu o título de Os Cavaleiros do Zodíaco graças ao sucesso da versão animada.
Posteriormente recebeu três spin-off: Episódio G, protagonizado pelos Cavaleiros de Ouro; Next Dimension, que apresenta a continuação da série clássica; e The Lost Canvas, que acontece no passado e é protagonizado por Tenma.

Anime clássico

Sem dúvida, se Os Cavaleiros do Zodíaco são um sucesso até hoje no Brasil, isso se deve a exibição do anime. Inicialmente foi ao ar em TV aberta pela extinta Rede Manchete de 1994 a 1998, onde conquistou uma legião de fãs e recebeu o título em português que é conhecido até hoje.
A série animada foi produzida originalmente pela Toei Animation de outubro de 1986 a abril de 1989. Desconsiderando os OVAs da Saga de Hades, lançados a partir de 2002 pelo mesmo estúdio, foram 114 episódios divididos nas fases Santuário, Asgard (filler, quando uma história não faz parte do mangá original) e Poseidon.
Na TV brasileira também teve passagens com sucesso pelo Cartoon Network na paga, voltando a aberta com a Band, Rede 21 e Play TV. Não há duvidas que este foi um dos motivos da franquia se manter tão viva até hoje no País.
Os Cavaleiros do Zodíaco

Saga de Hades em anime

Depois de mais de 10 anos, Os Cavaleiros do Zodíaco retornariam ao anime com a Saga de Hades. A partir de 2002, a Toei em OVA mais 30 episódios cobrindo as fases Santuário, Inferno e Elíseos.
No Brasil, foi lançado em DVD pela Playarte e brevemente exibido pela Rede Bandeirantes em 2013, após a reprise da série clássica.

The Lost Canvas

Em 2006, começou a ser publicado no Japão o spin-off Saint Seiya: The Lost Canvas, que era escrito e desenhado pela mangaká Shiori Teshirogi. Foram 223 capítulos divididos em 25 volumes, recebendo uma nova série em 2011 intitulada The Lost Canvas Gaiden. Ambos mangás receberam versão em português pela Editora JBC.
Em 2009, recebeu uma adaptação em anime de 26 episódios, divididos em duas temporadas lançadas para home vídeo. Desta vez a Toei Animation não seria responsável pela produção, mas sim a TMS Entertainment. Por conta disso, a animação não pode mais utilizar no Brasil o nome Os Cavaleiros do Zodíaco nos DVDs lançados pela FlashStar e também na Netflix.
Servindo como um prelúdio para a história de Seiya e Saori, a história mostrava os acontecimentos da importante Guerra Santa. O protagonista era Tenma, o antigo Cavaleiro de Pégaso, e sua jornada era entrelaçada a sua infância, com os amigos Sasha sendo a reencarnação de Atena e Alone de Hades.
Infelizmente, a versão animada foi cancelada e nunca o motivo foi relevado, criando diversas teorias entre os fãs.

Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega

Quando se imaginava que CDZ não teria mais animes, ao menos não pelos próximos anos, a Toei Animation surpreende a todos com a produção de Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega (Saint Seiya Omega, no original). Sua exibição começou em abril de 2012 e já passou a barreira dos 70 episódios, divididos também em duas temporadas.
Na história, que é original e não segue nenhum mangá, 13 anos se passam desde os últimos acontecimentos. Seiya agora é o Cavaleiro de Ouro de Sagitário, mas está desaparecido, deixando a armadura de Pegasus nas mãos de Kouga, um adolescente rebelde que foi criado por Saori e possui um grande poder oculto.
Quando a deusa Atena é raptada pelo vilão Marte, Kouga de Pégaso se junta aos companheiros Ryuho de Dragão, Soma de Leão Menor, Haruto de Lobo e Yuna de Águia para resgatá-la. Posteriormente, o filho de Marte, Eden de Órion, troca de lado e os ajuda na batalha após perder a amiga Aria, uma garota muito poderosa e bondosa.
Antes mesmo de sua exibição terminar no Japão, a Playarte começou a lançar a série em DVD no Brasil já dublado em português. A dublagem foi realizada na Dubrasil, estúdio do próprio Hermes Barolli. Até o momento nenhum canal teve o interesse de exibir a nova série de CDZ.

Os Cavaleiros do Zodíaco – Batalha do Santuário e Bravos Soldados

No mundo dos games, os títulos com mais representatividade foram Os Cavaleiros do Zodíaco – Batalha do Santuário (Saint Seiya Sanctuary Battle) e Bravos Soldados (Brave Soldiers). Ambos os jogos foram lançados para PlayStation 3 com legendas em português.

0 comentários: